sexta-feira, dezembro 25, 2009

Feliz Natal

No início deste mês de Dezembro participei no passatempo de Natal do Blogue Prisão de Palavras, como tinha referido aqui, há uns posts atrás. O meu texto acabou por ser um dos seleccionados, e neste dia de Natal, transcrevo-o para cá, para vocês poderem ler:

Feliz Natal

Sentei-me na mesa mais isolada daquele café. Tenho de aproveitar o tempo que tenho, hoje fecha tudo mais cedo. E nesta mesa, apesar de não estar com ninguém, tenho a oportunidade de ver movimento, de estar com pessoas, de adiar o vazio que é estar só num apartamento, a sofrer em solidão. Enquanto posso adiar esse momento, mantenho-me por aqui. Sinto o travo do café, e deixo fluir a minha cabeça nas palavras que escrevo no meu caderno. Vejo a azáfama à minha volta, as últimas compras, as de última hora que não se fizeram com tempo. Vejo um quotidiano alterado pelas festas natalícias. Tudo me soa a distante. Não consegui ainda descobrir a fórmula de aproveitar os dias festivos depois de sucessivos azares e desgraças. Ainda para mais sozinho, partilhando comigo mesmo, de uma forma um pouco demente, todos os problemas que me afectam. Fechou o café. Tenho que sair. Encontro-me de novo no espaço em que não queria estar. Sofro, e choro na companhia de música e solidão. Enquanto lá fora se distribuem presentes, fico por casa a colocar esta tristeza na inspiração e escrevo até perder forças e adormecer. Feliz Natal.

Sem comentários: