quinta-feira, junho 23, 2005

Coimbra, capital nacional do Rock

Quem conhece Coimbra de 'fora' só lhe atribui a vida académica. No entanto, quem conhece bem o meio musical, sabe que Coimbra é a capital nacional do rock. Sem discussão, porque quem discutir esta atribuição ou 'é tolo ou não sabe da arte'. Todo o ambiente que se respirava no inicio dos anos 90, com os Tédio como grandes expoentes, e que agora está a ser recuperado com bandas como os Wray Gunn, Bunnyranch, d3ö, os infelizmente acabados Parkinsons, é fantástico. No entanto, este mesmo ambiente passa um pouco despercebido perante uma grande parte da cidade, que gosta de musicalidades mais superficiais.
Nisto posso-me orgulhar de poder ter a noção da boa música que esta cidade tem para me dar, e posso-me orgulhar ainda mais de estar a 'estagiar' na melhor rádio do país. Sim porque quem conhece a Ruc sabe que é raro em Portugal haver uma rádio que passe a música que passe, sem artificialismos como vemos em outras 'mega' rádios, e que é o grande impulsionador da música que em Coimbra, e a nível de salas de espéctaculo, está muito mal servida..
E porque ainda não se fez nada para remediar isso? Porque as pessoas responsáveis, pela parte cultural desta cidade ainda não perceberam o proveito que poderiam tirar em apostar em festivais, salas de espectaculo, ou até rentabilizar espaços qiue têm tudo para grandes concertos. Ora, o concerto dos Rolling Stones foi um grande sucesso, porque não haver mais concertos?? Só iria trazer benefícios para esta cidade e provar que não é só na época das festas académicas que Coimbra se mexe..

Sem comentários: