quinta-feira, junho 22, 2006

Ignorantes amam cobardes. E vice-versa?

A ignorância sempre foi a maior das pragas.. Escrevi esta frase faz uns tempos num momento de reflexão. Uma perversa forma de ser feliz é ser ignorante, porque não se é atingido pela verdade dura que desfere golpes fundos nas almas. Ver alguém que não faz a mínima ideia de que certas coisas não correm bem, e agir como se a perfeição fosse uma vizinha, atrofia o raciocínio facilmente a quem por perto está. É triste ver este cenário.
Mais triste ainda considero quem mantém a farsa. A falta de coragem latente de acabar o que não está bem, e fingir que tudo corre na perfeição revela grande fraqueza e insegurança. Quase a roçar a cobardia.. Não consigo compreender que motivação tem alguém para manter algo que no fundo sente que não tem futuro, que sente que haverá uma possibilidade de melhoria. Aqui toda a gente sai prejudicada, toda a gente. Não é saudável viver na ignorância, nada mesmo.. Quando a realidade dispara a sangue frio, a dor é muito maior, porque vem carregada de imprevisibilidade, tem aquele 'factor surpresa' que é extremamente eficaz.. E quem se acomoda a esta farsa também sofre, provavelmente a parte que sofre mais.. Mas merece sofrer, porque apenas está naquela situação por vontade própria, e só mesmo por vontade própria a situação pode mudar..
Uma relação entre a ignorância e a cobardia só pode resultar numa palavra: MENTIRA.

3 comentários:

Fil disse...

A verdade custa muito mais que a mentira. E aceitar o que já é inevitável, é dificil seja por dias ou por anos. É num "click" que as coisas mudam, e apesar de ter pouca fé no tempo, penso que ele ajuda a resolver as coisas o mais brevemente possivel.

Anónimo disse...

odeio a forma como a mentira nos consome, a todo o mundo à nossa volta e por dentro de nós... chega-se a encruzilhadas que sabemos que não estão certas mas ficamos sem saber o caminho para voltar para trás.
odeio mentiras...e odeio andar metida dentro de uma sem saber como me tirar dela,apenas porque me deixei levar para o seu interior - cobardia? se calhar, mas pelos olhos dos outros é sempre mais facil de apontar o dedo...

timing perfeito com que este post me apareceu a frente...

Fil disse...

Cara sagutie. As mentiras custam ultrapassar, mas não é uma tarefa impossível. Por vezes basta gostar, amar, ou simplesmente querer com todo o nosso ser. Todos cometemos pequenos erros ao longo da vida, e principalmente todos nós nos arrependemos do que vamos fazendo. Como vi outrora num filme: "So forget everything you know, and open your eyes. Cause every passing minute is another chance to turn it all around."