quinta-feira, julho 30, 2009

Preciso de escrever, pois quando o faço sinto-me melhor, bem melhor.
Muito de mim flui através de palavras.
De frases, de expor as minhas ideias.
Ajuda bastante poder desanuviar todo o peso num texto saído sem muito tempo para o pensar.

Não posso, nestas circunstâncias, demorar no raciocínio que me leva ao texto.
Estou assim, como que a despejar as ideias, esperando que a sua ligação seja o melhor possível.
Nada me faz melhor que escrever um texto, poder mostrar uma mensagem.
Bem definida, faz exercitar o cérebro e traz algo de novo.

Sinto-me muito triste quando não consigo ter imaginação.
Muito porque se trata das coisas que mais gosto de fazer.
Triste porque a escrita pode ser libertadora, e quando não o pode ser, torna-se tudo mais complicado.

quarta-feira, julho 29, 2009

Entram directamente...

...para o grupo doe meus filmes favoritos estes dois:


Só fico frustrado de só agora os ter visto, apesar de saber da sua existência faz muito tempo. Não falo da história, espero que confiem no que vos digo: são dois grandes filmes!!

segunda-feira, julho 27, 2009

Pouco mais que pequenas frases me saem da cabeça. Estou enfiado naquele completo cliché que se poderá muito bem chamar de "tédio das férias". Hoje tive um dia muito bem encaixado nesse espírito. Apetecia-me escrever algo mais rico e concreto, mas a única coisa que neste momento sai da minha cabeça é uma dor irritante, e isso não costuma ser um prenúncio encorajador de um bom texto. Vou ouvir um pouco de música e enfiar-me outra vez neste tédio para me embalar, que a noite já vai longa e eu preciso dormir.

quarta-feira, julho 22, 2009

Hoje olho lá para fora, e perante esta chuva toda, só me apetece dizer: estamos em Novembro.

segunda-feira, julho 13, 2009

Tive uma ideia, finalmente.

sábado, julho 11, 2009

Não há sono. No entanto entro na cama, há uma hora bem vespertina que me acordará de manhã. Ocupa-me o que me corta o sono. Não tenho nenhum botão que desliga, não tenho num refrigerador que me torna mais frio quando preciso, não funciono em processo de intenções, não tenho segundas intenções. Neste momento não me consigo abstrair dos revés, dos dias maus, das pequenas desilusões. Ficando susceptível, mexem comigo pequenos pormenores que me falham em sequência em determinados momentos. Não há sono. Não há forças. Sinto-me bastante susceptível, e, em consequência disso, triste. Hoje, deito-me triste.

sexta-feira, julho 10, 2009

Amarrotei a folha e deitei-a no lixo. O que lá está escrito não chegou, terei de me conformar.

Comunicado da Lugar Comum

Transcrevo de seguida, na íntegra, o comunicado emitido pela Lugar Comum - Associação de Promoção e Divulgação Cultural, no seguimento da informação e muita contra-informação acerca do estado de saúde de Jens Lekmann, que virá a Portugal daqui a pouco mais de uma semana:

COMUNICADO

1. No dia 17 de Julho, em Coimbra (Salão Brazil), e no dia 18 de Julho, no Porto (Maus Hábitos), o músico sueco Jens Lekman actuará pela primeira vez em Portugal.

2. Os referidos concertos decorrem de convite e organização da Lugar Comum – Associação de Promoção e Divulgação Cultural, após reiterados contactos e esforços desenvolvidos ao longo dos últimos meses.

3. Tais concertos seguem-se a uma digressão do conhecido músico sueco pela América do Sul e correspondem a duas das três datas de concertos que Jens Lekman dará na Europa.

4. No dia 27 de Junho de 2009, foi divulgado pelo próprio músico, no seu site oficial, que lhe tinha sido diagnosticada (dias antes) infecção pelo vírus H1N1 (vulgo gripe A), no decurso de sintomatologia manifestada aquando do seu regresso à Europa, num voo proveniente de Santiago do Chile.

5. Imediatamente, aquando da sua chegada à Suécia, recebeu os adequados cuidados médicos hospitalares, tendo sido ainda, e de acordo com as directrizes da OMS (Organização Mundial de Saúde), impelido pelas autoridades sanitárias do seu país a manter-se, na sua habitação, em período de quarentena de dez dias.

6. A referida quarentena destinou-se a evitar o risco de contágio e propagação durante aquele que é considerado o período de transmissibilidade da doença, que, ainda de acordo com a OMS, se fixa em 7 dias após a manifestação de quaisquer sintomas.

7. A citada quarentena foi cumprida na íntegra e de forma rigorosa por Jens Lekman, tendo à data já terminado, não registando presentemente aquele qualquer sintoma indicativo da referida doença.

8. Ao longo de todo o processo a Lugar Comum manteve um permanente contacto com a Secretly Canadian (Editora de Jens Lekman), tendo sido diariamente informada do seu estado de saúde.

9. Segundo menção do seu agente mais próximo, encontra-se aquele, à data, “bem de saúde e descansado”, após o recomendado repouso.

10. Ao longo dos passados dias a Lugar Comum visou ainda obter o máximo de
informação acerca do vírus H1N1, das suas manifestações e cuidados a ter, ao que, por mera consulta do microsite da gripe disponibilizado pela Direcção Geral de Saúde, confirmou que após o surgimento de sintomatologia, um paciente infectado com gripe A pode infectar (contagiar) outras pessoas apenas por um período até 7 dias (o chamado período de transmissibilidade).

11. Contactada pela Lugar Comum, a Direcção Geral de Saúde, através do Dr. Vasco Prazeres, o seu chefe da Divisão de Informação, Comunicação e Educação para a Saúde, fez-nos chegar a declaração abaixo trasncrita:

“De acordo com os dados que nos forneceu, o artista Jens Lekman terá contraído Gripe A(H1N1)v, em 27 de Junho último, tendo então ficado em tratamento e recolhido por um prazo de 10 dias, findo o qual já não poderá provocar contágio; para além disso, os concertos realizam-se apenas em 17/18 próximo; assim não existirá risco de o artista ser transmissor do vírus aquando da realização dos concertos.”

12. Concluindo, o músico Jens Lekman, após ter seguido as recomendações médicas adequadas, encontra-se recuperado da doença que contraiu, não afigurando qualquer risco para a saúde pública, e, em particular, para todos aqueles que com ele convivam.

13. A Lugar Comum repudia o modo alarmista como o estado de saúde de Jens Lekman foi noticiado em alguma comunicação social portuguesa, descurando as deontológicas diligências a que está obrigado qualquer jornalista aquando do tratamento de factos enquanto órgão informativo, responsável e credível.

14. É de resto com alguma tristeza que sentimos não ter havido o devido cuidado, por parte de alguns órgãos de comunicação social, na correcta divulgação e confirmação de factos que poderiam e deveriam configurar uma noticia, designadamente através de uma desejável pesquisa junto da fonte e/ou Direcção Geral de Saúde.


Por tudo isto, a Lugar Comum reitera que no dias 17 e 18 de Julho, o músico Jens Lekman actuará em Portugal em concertos que se realizarão respectivamente em Coimbra e no Porto.

terça-feira, julho 07, 2009

Quem por dentro dos olhos fechados viaja,
Decerto cansará a sua mente, talvez o corpo
Sonho expressão positiva, por vezes expressão complicativa
Deixa a pensar e a tentar interpretar o seu significado

Acorda e percepciona o que se viu
Desperta tranquilo ou agitado
Pois a mente é bastante fértil
Funciona a cem, talvez mil

Devagar quem por aqui vai adormecendo
Escreve ideias soltas sobre os sonhos
No meio da perseguição dos que vai tendo
De os tornar bem reais aos seus olhos

sexta-feira, julho 03, 2009