sexta-feira, julho 10, 2009

Comunicado da Lugar Comum

Transcrevo de seguida, na íntegra, o comunicado emitido pela Lugar Comum - Associação de Promoção e Divulgação Cultural, no seguimento da informação e muita contra-informação acerca do estado de saúde de Jens Lekmann, que virá a Portugal daqui a pouco mais de uma semana:

COMUNICADO

1. No dia 17 de Julho, em Coimbra (Salão Brazil), e no dia 18 de Julho, no Porto (Maus Hábitos), o músico sueco Jens Lekman actuará pela primeira vez em Portugal.

2. Os referidos concertos decorrem de convite e organização da Lugar Comum – Associação de Promoção e Divulgação Cultural, após reiterados contactos e esforços desenvolvidos ao longo dos últimos meses.

3. Tais concertos seguem-se a uma digressão do conhecido músico sueco pela América do Sul e correspondem a duas das três datas de concertos que Jens Lekman dará na Europa.

4. No dia 27 de Junho de 2009, foi divulgado pelo próprio músico, no seu site oficial, que lhe tinha sido diagnosticada (dias antes) infecção pelo vírus H1N1 (vulgo gripe A), no decurso de sintomatologia manifestada aquando do seu regresso à Europa, num voo proveniente de Santiago do Chile.

5. Imediatamente, aquando da sua chegada à Suécia, recebeu os adequados cuidados médicos hospitalares, tendo sido ainda, e de acordo com as directrizes da OMS (Organização Mundial de Saúde), impelido pelas autoridades sanitárias do seu país a manter-se, na sua habitação, em período de quarentena de dez dias.

6. A referida quarentena destinou-se a evitar o risco de contágio e propagação durante aquele que é considerado o período de transmissibilidade da doença, que, ainda de acordo com a OMS, se fixa em 7 dias após a manifestação de quaisquer sintomas.

7. A citada quarentena foi cumprida na íntegra e de forma rigorosa por Jens Lekman, tendo à data já terminado, não registando presentemente aquele qualquer sintoma indicativo da referida doença.

8. Ao longo de todo o processo a Lugar Comum manteve um permanente contacto com a Secretly Canadian (Editora de Jens Lekman), tendo sido diariamente informada do seu estado de saúde.

9. Segundo menção do seu agente mais próximo, encontra-se aquele, à data, “bem de saúde e descansado”, após o recomendado repouso.

10. Ao longo dos passados dias a Lugar Comum visou ainda obter o máximo de
informação acerca do vírus H1N1, das suas manifestações e cuidados a ter, ao que, por mera consulta do microsite da gripe disponibilizado pela Direcção Geral de Saúde, confirmou que após o surgimento de sintomatologia, um paciente infectado com gripe A pode infectar (contagiar) outras pessoas apenas por um período até 7 dias (o chamado período de transmissibilidade).

11. Contactada pela Lugar Comum, a Direcção Geral de Saúde, através do Dr. Vasco Prazeres, o seu chefe da Divisão de Informação, Comunicação e Educação para a Saúde, fez-nos chegar a declaração abaixo trasncrita:

“De acordo com os dados que nos forneceu, o artista Jens Lekman terá contraído Gripe A(H1N1)v, em 27 de Junho último, tendo então ficado em tratamento e recolhido por um prazo de 10 dias, findo o qual já não poderá provocar contágio; para além disso, os concertos realizam-se apenas em 17/18 próximo; assim não existirá risco de o artista ser transmissor do vírus aquando da realização dos concertos.”

12. Concluindo, o músico Jens Lekman, após ter seguido as recomendações médicas adequadas, encontra-se recuperado da doença que contraiu, não afigurando qualquer risco para a saúde pública, e, em particular, para todos aqueles que com ele convivam.

13. A Lugar Comum repudia o modo alarmista como o estado de saúde de Jens Lekman foi noticiado em alguma comunicação social portuguesa, descurando as deontológicas diligências a que está obrigado qualquer jornalista aquando do tratamento de factos enquanto órgão informativo, responsável e credível.

14. É de resto com alguma tristeza que sentimos não ter havido o devido cuidado, por parte de alguns órgãos de comunicação social, na correcta divulgação e confirmação de factos que poderiam e deveriam configurar uma noticia, designadamente através de uma desejável pesquisa junto da fonte e/ou Direcção Geral de Saúde.


Por tudo isto, a Lugar Comum reitera que no dias 17 e 18 de Julho, o músico Jens Lekman actuará em Portugal em concertos que se realizarão respectivamente em Coimbra e no Porto.

Sem comentários: